Informativo
Surdocegueira e DMU
A
surdocegueira é uma deficiência única em que o individuo apresenta ao mesmo
tempo perda da visão e da audição. É considerado surdocego a pessoa que
apresenta essas duas limitações independentes do grau das perdas auditivas e
visuais. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida. Elas estão divididas
em quatro categorias: Pessoas que eram cegas e se tornaram surdas, que eram
surdos e se tornaram cegos, pessoas que se tornaram surdocegos, ou se tornaram
surdocegos antes de terem aprendido alguma linguagem.
As
pessoas surdocegas necessitam de formas específicas de comunicação para terem acesso
à vida social e escolar. Portanto é preciso elaborar estratégias de
aprendizagem como observar o nível intelectual e educacional alcançado por ela
antes de adquirir a surdocegueira.
A
DMU são consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas
que apresenta mais de uma deficiência. É uma condição heterogênea que
identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas de
deficiências que afetam mais ou menos o funcionamento individual e o
relacionamento social.
As
pessoas que tem deficiência múltipla necessitam organizar o seu mundo por meio do
estabelecimento de rotinas claras e uma comunicação adequada de um ambiente
reativo, para responder a suas iniciativas. O seu tempo de resposta precisa ser
respeitado e a habilidades de fazer escolhas deve estar dentro de suas
atividades programadas. Portanto é necessário considerar
os símbolos e os gestos, avaliando primeiro o seu estágio de
comunicação e suas habilidades motoras antes de optar por um sistema, o uso de
fotos, objetos concretos, desenhos, contornos e outros, são sistemas que devem
ser levados em consideração tanto para estágios pré-simbólicos como
simbólicos.
Conforme
a coleção “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar,
Surdocegueira e Deficiência Múltipla (MEC 2010), os recursos utilizados para
aprendizagem tanto para o aluno com surdocegueira como para deficiência
múltipla são: Objetos de referência das atividades, objetos de referência
pessoal da professora, objetos de referência pessoal de amigos, objetos
concretos colados em placas de madeira, mural para pais e professores, utilizar
cor e contraste para modificar o ambiente, caixa de antecipação (Ahimsa, 2005),
os calendários também são úteis no desenvolvimento da comunicação, no ensino de
conceitos temporais abstratos e na ampliação do vocabulário. (Maia 2008).
Um
dos principais objetivos dos educadores de alunos com múltiplas deficiências e
surdocegueira é proporcionar recursos ao desenvolvimento de sua autonomia .
Para isso os professores devem buscar atividades funcionais que favoreçam o
desenvolvimento comunicação, interações sociais, cuidados pessoais. Habilidades
domésticas, recreativas e sociais, sempre tendo como base as preferenciais e
potencialidades do aluno.
Outro
desafio de professores e familiares refere-se à comunicação . Ela precisa ser a
mais significativa possível, e o ambiente e as experiências devem ser propícios
para que estes alunos tenham o interesse em se comunicar.
Referências:
· Bosco,
Ismênia C.M.G; MESQUITA, Sandra R.S.H; MAIA. Shirley R.
· Coletânea
UFC-MEC/2010; A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar –
Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla.
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