segunda-feira, 21 de abril de 2014


Informativo Surdocegueira e DMU

A surdocegueira é uma deficiência única em que o individuo apresenta ao mesmo tempo perda da visão e da audição. É considerado surdocego a pessoa que apresenta essas duas limitações independentes do grau das perdas auditivas e visuais. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida. Elas estão divididas em quatro categorias: Pessoas que eram cegas e se tornaram surdas, que eram surdos e se tornaram cegos, pessoas que se tornaram surdocegos, ou se tornaram surdocegos antes de terem aprendido alguma linguagem. 

As pessoas surdocegas necessitam de formas específicas de comunicação para terem acesso à vida social e escolar. Portanto é preciso elaborar estratégias de aprendizagem como observar o nível intelectual e educacional alcançado por ela antes de adquirir a surdocegueira.

A DMU são consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas que apresenta mais de uma deficiência. É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas de deficiências que afetam mais ou menos o funcionamento individual e o relacionamento social.

As pessoas que tem deficiência múltipla necessitam organizar o seu mundo por meio do estabelecimento de rotinas claras e uma comunicação adequada de um ambiente reativo, para responder a suas iniciativas. O seu tempo de resposta precisa ser respeitado e a habilidades de fazer escolhas deve estar dentro de suas atividades programadas. Portanto é necessário considerar os símbolos e os gestos, avaliando primeiro o seu estágio de comunicação e suas habilidades motoras antes de optar por um sistema, o uso de fotos, objetos concretos, desenhos, contornos e outros, são sistemas que devem ser levados em consideração tanto para estágios pré-simbólicos como simbólicos. 

Conforme  a coleção “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, Surdocegueira e Deficiência Múltipla (MEC 2010), os recursos utilizados para aprendizagem tanto para o aluno com surdocegueira como para deficiência múltipla são: Objetos de referência das atividades, objetos de referência pessoal da professora, objetos de referência pessoal de amigos, objetos concretos colados em placas de madeira, mural para pais e professores, utilizar cor e contraste para modificar o ambiente, caixa de antecipação (Ahimsa, 2005), os calendários também são úteis no desenvolvimento da comunicação, no ensino de conceitos temporais abstratos e na ampliação do vocabulário. (Maia 2008).

Um dos principais objetivos dos educadores de alunos com múltiplas deficiências e surdocegueira é proporcionar recursos ao desenvolvimento de sua autonomia . Para isso os professores devem buscar atividades funcionais que favoreçam o desenvolvimento comunicação, interações sociais, cuidados pessoais. Habilidades domésticas, recreativas e sociais, sempre tendo como base as preferenciais e potencialidades do aluno.

Outro desafio de professores e familiares refere-se à comunicação . Ela precisa ser a mais significativa possível, e o ambiente e as experiências devem ser propícios para que estes alunos tenham o interesse em se comunicar.

Referências:

·         Bosco, Ismênia C.M.G; MESQUITA, Sandra R.S.H; MAIA. Shirley R.

·         Coletânea UFC-MEC/2010; A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla.