O
papel do professor do Atendimento Educacional Especializado
na escola e na Sala
de Recursos Multifuncionais
O papel do
professor de AEE na SRM é atender de modo diferente as necessidades de cada
aluno, com atividades diferentes do ensino regular e não pode caracterizar-se
como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares.
Esse professor precisa conhecer a história de vida desse aluno entrevistar
família, escola e amigos para fazer qualquer plano de ação. Na SRM o aluno pode
aprender libras, Braille ter acesso ao
computador, a material pedagógico
acessível, entre outros. Devendo assim buscar de forma dinâmica e continua uma
verdadeira união com os trabalhos pedagógicos elaborados pelo professor da sala
regular e do AEE, envolvendo também os gestores coordenadores enfim por todos
que compõem o espaço escolar, estabelecendo dessa forma uma parceria entre
todos que buscam uma educação que abrace a inclusão.
O Estudo de Caso
sobre um aluno deve ser elaborado com o
objetivo de trabalhar suas potencialidades de forma ímpar, respeitando sua
individualidade, limites, necessidades e habilidades.
Entre tantas outras funções o professor do AEE
precisa sempre buscar novos aprendizados que se fazem necessário nos devido a
diversidade de atendimentos que realizam, contando sempre com a ajuda de vários
profissionais, como: Médicos, Fisioterapeutas, Psicólogos, entre outros, para
desenvolver uma ação Pedagógica e não Clínica.
O
desafio continua sendo proporcionar um ensino com qualidade aos alunos com
deficiência, exigindo da escola uma
prática de flexibilização curricular que se viabiliza por meio da
adequação de objetivos propostos, na adoção de metodologias alternativas de
ensino, no uso de recursos humanos, técnicos e materiais específicos, no
redimensionamento do tempo escolar, como também em uma avaliação que promova a
aprendizagem a partir das condições próprias de cada aluno, para que esses
exerçam o direito de aprender em igualdade de oportunidades e condições.
Andrea Vicente Matiazi
Sidrolândia-MS, agosto de 2013